Cephalochordata


Este sub-filo possui cerca de 30 especies, conhecidos como anfioxos.
Anfioxo adulto.

Estranhos não? pra alguns podem parecer com um peixe mas não, os anfioxos constituem um sub-filo de 30 especies, medindo cerca de 6 cm e muito bem sucedidos. Com ocorrência no período cambriano eles pertencem ao filo dos cordados, vivem enterrados no substrato e são exclusivos de águas  marinhas.  

Seu trato digestivo é simples e seu sistema nervoso é composto por cérebro e nervos sensoriais, seu aparelho circulatório é parecido com o dos cordados superiores por fazerem posse de artérias e veias.

Anfioxo adulto.


Realizam a alimentação e a respiração da mesma forma que os tunicados, através das fendas branquiais da faringe, seus tentáculos sensitíveis inibem a ingestão de partículas maiores que as suportadas. A ingestão da água e do plâncton ocorre pela boca, na faringe o plâncton é absorvido e nonde ocorre as trocas gasosas, partículas não aproveitadas são expelidas através do anus e a água pelo atrioporo como mostra a figura abaixo.  


  
São animais dioicos  que se reproduzem de forma sexuada e realizam fecundação externa, extremamente populosos e de super importância à ciência uma vez que estão sendo objetos de estudo para a definição da origem dos cordados na Terra, eles apresentam de modo simples as 5 características que definem o filo dos cordados.

Sua importância para a manutenção da vida marinha é indiscutível, um digno filtrador nas águas rasas dos oceanos. Na imagem abaixo vemos dois exemplares da especie Branchiostoma lanceolatum.



Por fim expresso aqui minha simpatia e adoração pela vida marinha, encerro até o presente momento a explicação sobre os Tunicados e Cefalocordados e no próximo capítulo desta historia veremos o manejo, a conservação e a biogeografia destes sub-filos.  

Até mais......




                                                                       .

Sem comentários:

Enviar um comentário