Equinodermos


Olá, eu sou a Titilia e vou explicar um pouco sobre nós.. Os Equinodermos!

Do Reino Animalia, do Filo Echinodermata (do grego echinos: espinhos; derma: pele) os equinodermos possuem cerca de 6.000 espécies dividas em 5 classes.
Invertebrados exclusivamente marinhos, não possuem nenhum representante em ambiente terrestre e de água doce e são abundantes em todos os oceanos.
São animais de tamanho médio e de fácil identificação em relação a outros pequenos seres vivos do ambiente marinho, não são parasitas e nem se organizam em colônias. E não apresentam cabeça.


Brincadeiras a parte...

Os Equinodermos formam o filo mais próximo ao dos Cordados, pois as larvas possuem simetria bilateral e são muito semelhantes às larvas dos cordados primitivos, são deuterostômios e por possuírem endoesqueleto. CAALMAAA! Eu sei, nós vamos explicar daqui a pouco. kkkk


Equinodermos quando larva.. e adultos..


Vejamos alguns representantes mais conhecidos do Filo em que pertenço!


Pepino - do - Mar


Ouriço - do - Mar



Estrela - do - Mar

E Finalmente.. Eu.. Linda, Bela e Exuberante


Lírio - do - Mar

Cof -  Cof..

Voltando a explicação..

Os Equinodermos quando se encontram na fase embrionária.. possuem essas características..

• Triblásticos
• Celomados
• E Deuterostômios


A figura mostra todo o processo evolutivo de um embrião. De uma forma bem simples.. 
(1) Depois da transformação das células, as mesmas se compactam na periferia.
(2) Ocorre a Gastrulação, a formação desse pequeno orifício.
Nos animais Deuterostômios, esse orifício origina o ânus, para depois ocorrer a formação da boca, como mostra o parte (3).
(4) Em animais Triblásticos, ocorre a transformação dessas células em 3 Tecidos diferentes: Mesoderme, Endoderme e Ectoderme.
E o Celoma (5) é a cavidade onde os órgãos irão se alocar futuramente.

Ou seja, essas características definem seres vivos mais evoluídos e complexos. 


Revestimento e Proteção



A Epiderme simples recobre o endoesqueleto e os espinhos (quando presentes), que por sua vez, servem como proteção, (principalmente no ouriço-do-mar) são bem alongados e às vezes providos de glândulas venenosas.
Algumas espécies possuem ainda pequenas pinças (pedicelárias) que servem para defesa e para manter sempre limpa a superfície do corpo.


Pedicelárias

Lytechinus variegatus

Detalhe da superfície do corpo do ouriço-do-mar. As estruturas brancas entre os espinhos verdes são as chamadas pedicelárias.




Sustentação e Locomoção

Os Equinodermos possuem endoesqueleto sob a epiderme (camada de tecido conjuntivo colagenoso e pequenos ossículos calcários incrustados na derme (frequentemente com espinhos).



Ouriço - do - Mar




Pepino - do - Mar


Nestes animais, a locomoção é lenta e é feita pelos pés ambulacrários e ainda por espinhos movidos por músculos.


Lembrando que maltratar os animais é crime!



Sistema Ambulacral ou Hidrovascular

É um sistema de canais e apêndices da parede do corpo, peculiar aos equinodermos.

A água entra pela Placa Madrepórica, chega no Canal Circular onde é distribuída aos Canais Radiais, a pressão exercida pela água movimenta os Pés Ambulacrais permitindo a locomoção, fixação e captura de alimentos. 


Pés Ambulacrais ( Estrela - do - Mar)


Parte da água entra pelos filamentos branquiais onde os gases necessários são filtrados. O animal que possui esse sistema está sempre em movimento, pois através de sua locomoção, embora lenta, torna possível a realização de funções como: sistema circulatório e a difusão de gases e sua excreção. 





Nutrição e Digestão

O Sistema Digestivo é completo, exceto nos ofiúros, que por sua vez, ingerem os alimentos e depois da digestão eliminam os resíduos pelo mesmo orifício pelo qual o alimento entrou.


Ofiúro


As ostras são os alimentos preferidos das estrelas - do - mar, que são carnívoras e predadoras, e possuem força suficiente para abrir as ostras e introduzir seu estômago (que sai pela boca), lançando enzimas para a digestão extracorpórea.

Vídeo de um Estrela - do - Mar se alimentando, não de uma ostra, mas tudo bem rsrs


O    Os ouriços-do-mar alimentam-se de algas, que são trituradas pelos cinco dentes calcários, que formam a lanterna de Aristóteles.


Ouriço - do - Mar



Sistema Nervoso e Sentidos

O sistema nervoso é pouco desenvolvido e, apresenta-se em forma de um anel nervoso próximo à região oral, de onde saem nervos radiais.

Não possuem qualquer tipo de órgão sensorial especializado, embora alguns tenham algumas células olfativas e tácteis, ao longo do corpo.




Reprodução


São animais dióicos, ou seja, sexos separados e fazem a fecundação externa (o encontro dos gametas ocorre na água). 



Algumas espécies realizam a regeneração com muita facilidade. Entre as estrelas, até mesmo o fragmento de um braço pode reconstituir um animal inteiro.



Representação fictícia de uma regeneração


Veja agora um pouco sobre as Classes do Filo Echinodermata







.

Sem comentários:

Enviar um comentário